quinta, 29 de agosto de 2019 - 15:09h
Calçoene, que integra a Região Turística Cabo Orange entra na lista do Novo Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021).

O Ministério do Turismo divulgou nesta semana, o novo Mapa do Turismo Brasileiro. O documento traz uma avaliação de dez municípios do Amapá e coloca a região do Cabo Orange, em Calçoene no topo da lista entre as cidades com potencial turístico para visitação e exploração econômica. A informação foi comemorada pela Prefeitura de Calçoene que acaba de produzir um levantamento com dados sobre a estrutura de serviços, alimentação, transportes e hospedagem sobre o município.

Divulgado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (26), o Mapa do Turismo Brasileiro relaciona os principais destinos turísticos do país e considera a vigência dessas informações por um período de 2019 a 2021. No total foram validadas as informações de pelo menos 2.694 cidades brasileiras, considerando cerca de 333 regiões turísticas.

Os estados e municípios foram orientados também a atender novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e a criação dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR).
De acordo com o turismólogo e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel), Sandro Bello, esta categorização se deve a diversos fatores e serve para que os municípios possam habilitar-se a receber recursos federais e consigam explorar seu potenciais turísticos por meio de um planejamento.

Por meio desta categorização, o município de Calçoene alcançou avaliação “D” numa escala que classifica os serviços que vai de “A” a “E”. A partir desta escala é gerada uma plataforma de dados para acompanhar o desempenho das economias turísticas locais, visando a inclusão ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção de destinos adequadas a vocação turística de cada região analisada.
Segundo informações do secretário de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) Thiago Cavalcante, o município de Calçoene cumpriu todos os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo e está apto a receber recursos para infraestrutura turística, qualificação profissional e ações promocionais de divulgação do município.

O Novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site:

No site é possível comprovar que o município de Calçoene foi inserido no Mapa e integra a lista de 2.694 destinos brasileiros que desenvolvem políticas de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda por meio do turismo.

#SEMMATUR
#PrefeituradeCalçoene