terça, 27 de agosto de 2019 - 21:07h
Prefeitura de Calçoene retoma funcionamento da Creche Municipal Vivalda Ayres Cardoso

A partir desta terça-feira, 27, reiniciaram as atividades da Creche Municipal Vivalda Ayres Cardoso, que atende cerca de 50 crianças. A previsão é que até o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) também restabeleça o funcionamento da Creche Neucicleia Abreu, no Centro.

Nesta manhã, os educadores da Creche receberam as cinquenta crianças com balões, brincadeiras e um delicioso café da manhã. A estrutura possui duas salas de aula, onde cerca de 8 profissionais divide-se nas atividades com 25 alunos, na faixa etária de 2 a 4 anos.

Na equipe, há professoras e cuidadoras, auxiliares de limpeza e secretaria escolar, dois vigilantes e uma diretoria. A unidade funciona em horário integral, das 07h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Além disso, os alunos têm acesso a café da manhã, lanche e almoço. E aqueles matriculados em período integral também recebem kits de higiene.

Todo o trabalho das equipes é baseado no método educativo Construtivista, que considera a trajetória pessoal dos alunos para construir aprendizagens significativas. O desenvolvimento deste método acontece por meio de elementos lúdicos como historinhas, Teatro, brincadeiras e jogos educativos adequados a faixa etária das crianças.

Matrículas na Creche

As matrículas foram realizadas no fim do ano passado, durante a Chamada Escolar. Além da Creche Vivalda Cardoso também foram ofertadas vagas para outras creches municipais. Como a Neucicleia Abreu, localizada no Centro e as Creches cedidas por uma instituição religiosa por meio do Programa Pró Vida. As unidades Margarida e Nossa Senhora das Neves.

Por meio de um acordo com a Prefeitura de Calçoene, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) organiza o repasse da merenda escolar, do material didático e também da equipe de profissionais para garantir o funcionamento das unidades.

Outra novidade é que a Creche Municipal do bairro Liberdade também já participa do Programa de Agricultura Familiar do município. O que garantirá que os insumos agrícolas produzidos na região sejam utilizados na alimentação das crianças.

Para a diretora da unidade, Lidiane Rodrigues, este incremento à merenda escolar ajuda a construir saberes e fortalece a relação de identidade com o município.

"Formamos um cardápio baseado nos produtos regionais, como macaxeira, tapioca, polpas de frutas, legumes, verduras e até os filés de peixe. Todos estes alimentos serão preparados em receitas que tentarão aproximar-se do consumo que as crianças fazem junto a suas famílias. Assim, elas criam uma relação de valorização da identidade e pertencimento com o ambiente escolar", disse Lidiane Rodrigues.

Creche Municipal Vivalda Ayres Cardoso
Rua Augusto Barreto, s/n, bairro Liberdade.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30.