quinta, 22 de agosto de 2019 - 16:04h
Servidores de Calçoene participam de capacitação para utilizar sistema de convênios do Governo Federal
Sistema de Gestão de Convênios e Contratos do Governo Federal (SICONV)

Os servidores da Representação de Calçoene iniciaram nesta quinta, 22 um treinamento na sede da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (AMEAP). Recepcionados pelos prefeitos dos municípios de Amapá e Pracúuba na entidade, a equipe foi orientada sobre como operar o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos do Governo Federal (SICONV) para a captação recursos federais.

Esta é a primeira vez que os servidores da Representação participam de um treinamento oferecido pela Prefeitura de Calçoene. A proposta é integrar informações e preparar a equipe lotada em Macapá para prestar assessoramento técnico as secretarias de origem. Como é caso do servidor da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), Aldevandro Pereira Silva. “Esta capacitação é mais uma ferramenta para nos auxiliar a utilizar corretamente os procedimentos para a aquisição de recursos. E nós estamos aqui com uma única missão: colaborar com o desenvolvimento de Calçoene”, ressaltou Aldevandro.

Residindo em Macapá há pelo menos cinco meses, o servidor da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Augusto Alves também participou do curso. Ele destaca a contribuição do treinamento no sentido de ampliar a compreensão de suas atividades. “Cada etapa dessa formação representa um avanço pessoal e profissional para cada um de nós. Sobretudo que viemos de uma região onde esse tipo de treinamento não chega com tanta facilidade e frequência. Então é o momento de aproveitarmos essa oportunidade”, asseverou Augusto Alves.

Dentre os conteúdos apresentados durante o curso estão a utilização de cadastros específicos para cada município e inserção das propostas de trabalho no sistema. A partir destas referências, cada operador do SICONV poderá encaminhar os chamados Termos de Referência, documentos que compõem o detalhamento dos projetos que podem gerar a liberação de recursos.

Para quê operar o SICONV?

Jonny Douglas, servidor efetivo da prefeitura de Laranjal do Jari trabalha com o Sistema SICONV desde 2008 e promove as capacitações para a AMEAP nesta área. Ele ensina que a partir da compreensão sobre o funcionamento do sistema e a utilização adequada dos dados, a gestão de convênios torna-se viável e segura para qualquer administração municipal. “Entender o processo de formalização, execução, captação e prestação de contas do Governo Federal permite que as Prefeituras desenvolvam autonomia sobre a gestão de processos e investimentos”, disse Jonny Douglas.

Ainda durante o primeiro dia de capacitação da equipe, o presidente da AMEAP Carlos Sampaio, que também é gestor do município de Amapá reforçou a utilização das instalações da entidade para integrar os municípios e promover a troca de experiência entre as gestões. “Nós que pertencemos a região dos Lagos, temos características em comum que podem ser potencializadas. Recentemente assinamos um acordo de cooperação técnica com a UNIFAP para ofertar o curso de graduação em Geografia nos municípios de Amapá, Calçoene e Pracuuba. A AMEAP é um dos braços que nós temos em Macapá para continuar firmando essas parcerias”, afirmou Carlos Sampaio.

O curso do SICONV tem duração de 20h e segue até esta sexta-feira 23, em Macapá. A estimativa é que a Prefeitura também possa levar os técnicos da AMEAP para ministrar estas e outras capacitações aos servidores em Calçoene.