quinta, 22 de agosto de 2019 - 12:21h
Prefeitura de Calçoene inicia processo de regularização trabalhadores do setor Pesqueiro
Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Os trabalhadores do setor pesqueiro de Calçoene procuraram a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) nesta quinta-feira, 22 interessados em participar no Curso de Piloto Fluvial, que será oferecido em parceria com a Federação dos Pescadores do Amapá (FEPAP) e a Marinha do Brasil.

Para participar do curso, os trabalhadores precisarão estar com a documentação toda regularizada para acessar o curso gratuitamente. De acordo com o técnico da SEMAPA, Jodevaldo dos Santos Gurjão, a capacitação constitui uma das metas da SEMAPA para regularizar toda a atividade pesqueira em Calçoene. Tornando mais acessível estas informações aos órgãos de fiscalização sobre quem opera na atividade dentro do município.

Nesta primeira etapa de inscrições, os pescadores passaram por exames médicos para emitir os Atestados de Capacidade Ocupacional. A possibilidade de os testes serem realizados por um médico do trabalho no município só foi possível por meio da articulação da Prefeitura de Calçoene com os vereadores Gibson Costa e Quelson Costa, além do deputado estadual Paulinho Ramos.

Curso de Piloto Fluvial

O curso de Piloto Fluvial é voltado a formar profissionais habilitados a operar embarcações de pequeno porte nos meios fluvial e marítimo. São consideradas embarcações de pequeno porte: lanchas ou botes de turismo náutico e pesca profissional.

Para os pescadores que estiverem em situação cadastral regular junto ao município. O próximo treinamento ofertado será o Curso de Formação de Aquaviário, que abrange os conhecimentos necessários a função de chefe de embarcações para navegação em todo o território nacional.