quinta, 17 de setembro de 2020 - 10:34h
Calçoene recebe comissão de fiscalização de ações de combate à Covid-19 da ALAP
Visita da comissão Covid da Assembleia Legislativa do Amapá
Por: Assessoria de Comunicação Municipal

Após o primeiro caso de Coronavírus identificado em Oiapoque, no dia 27 de março, e em Macapá no dia 20 do mesmo mês, o Núcleo de Estratégia da Prefeitura de Calçoene iniciou as barreiras sanitários no Distrito de Carnout, Distrito de Lourenço e na Sede-Calçoene. O objetivo era bloquear as entradas e ligações com o Aeroporto de Macapá e com o Aeroporto Internacional da Guiana Francesa.

Sabendo que faltariam leitos suficiente na Capital para atender a população amapaense, e observando o padrão internacional de disseminação da pandemia – que previa duas ondas de contaminação sobre o Amapá -, o município conseguiu adiar o aumento dos casos da doença em Calçoene para que o pico ocorresse após o de Macapá.

Graças ao trabalho preventivo, o primeiro caso de Covid-19 só foi registrado em 1º de maio e no dia 31, do mesmo mês, a Prefeitura realizou testagem em massa em 15% da população de Calçoene, permitindo assim o tratamento precoce.

Na última semana, a Comissão de Fiscalização de Ações de Combate à Covid19 formada pelos deputados estaduais Edna Auzier (PSD), Paulinho Ramos (PL), Jory Oeiras (DC) e Jesus Pontes (PTC) e representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Leila Nazaré da Silva, Dra Maracy Andrade e Edgar Nunes, visitaram o município de Calçoene para realizar uma fiscalização das ações e da situação orçamentária e financeira diante da pandemia. Durante a visita, a comissão constatou a disponibilidade de leitos, unidades semi-intensivas, respiradores, eletrocardiogramas e outros atendimentos para a população. Além de uma redução significativa no número de casos no último mês de agosto.

Segundo a Deputada Cristina Almeida, membro da comissão, “a estratégia permitiu um número razoável de casos em Calçoene, que demonstra um cenário controlado no momento mais crítico da saúde pública mundial”, pontuou.

Apesar da taxa de ocupação, Marlus Carvalho, Diretor Geral do Comitê de Enfrentamento do município, explicou que ainda existem uma série de estratégias que precisam ser tomadas e o município continua buscando incentivar a população a se prevenir adequadamente, e segue investindo em estrutura para atender possíveis casos e evitar problemas financeiros que são trazidos pela pandemia e diminuição das atividades econômicas.

IMAGENS RELACIONADAS
  • 001
  • 002
  • 003
  • 004
  • 005
  • 006
  • 007
  • 008
  • 009
  • 010
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

Prefeitura de Calçoene
Teodoro Antônio Leal nº.264 - Centro CEP. 68.960.000 - -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá