terça, 16 de julho de 2019 - 18:01h
Setor Produtivo do Pescado ganha destaque como indutor da economia em Calçoene
Curso de formação em Psicultura

Finalizou nesta semana, a segunda turma do curso de capacitação em Psicultura do município de Calçoene, localizado há cerca de 350 km de Macapá. A realização do curso atende ao calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), que prevê a qualificação de pelo menos 126 pessoas até o final de agosto.

A primeira etapa do curso ocorreu ainda em junho, na sede dos Pescadores no município de Calçoene. A segunda turma de psicultores aconteceu na Escola Estadual Juvenal Guimarães Teixeira na Comunidade do Carnot, e foi dirigida às famílias rurais que possuem espaços para criação de alevinos e desejam empreender nesta atividade econômica.

Em Calçoene e na localidade do Carnot foram certificadas 84 pessoas. De acordo com o prefeito de Calçoene, Júlio Sete Ilhas, o interesse das famílias em se apropriar e investir no setor de Psicultura só demonstra o quanto a gestão está alinhada com os interesses das comunidades.

“O município de Calçoene possui um grande potencial de tornar-se um grande pólo de produção do Pescado para o Estado do Amapá. Temos uma localização que beneficia a captura de espécies e estamos sistematizando toda a cadeia produtiva, para construirmos uma base de dados que possa orientar ações futuras”, destacou o prefeito

A próxima capacitação deve ocorrer no início de Agosto na Comunidade do Lourenço, há aproximadamente 78 km de Calçoene.

Setor Produtivo do Pescado

Além dos cursos de capacitação que ocorrem desde o mês de junho em Calçoene e distritos, a Prefeitura Municipal também pretende certificar empreendedores neste setor. Está em fase de composição um acordo técnico com a Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Secretaria Estadual de Educação (SEED) e a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SETEC) para ofertar cursos de extensão na área de Pesca.

A Escola de Pesca do Amapá, vinculada a SEED atua como uma espécie de laboratório do curso de Engenharia de Pesca da UEAP, e estará disponível a estudantes e empreendedores envolvidos com as atividades de criação, reprodução e comercialização do pescado.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Calçoene cria garantias de desenvolvimento para o setor do pescado, por meio das ações de empreendedorismo e aperfeiçoamento das técnicas.

Stefanny Marques