quinta, 13 de fevereiro de 2020 - 13:55h
Reunião com os técnicos da Coordenadoria de Políticas de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento das Cidades (SDC)
Secretaria do Desenvolvimento das Cidades (SDC)
Na última terça-feira (11), o Prefeito Júlio Buscarons juntamente com o Secretário de Meio Ambiente de Calçoene, Thiago Cavalcante, e servidores da Representação do Município de Calçoene estiveram reunidos com os técnicos da Coordenadoria de Políticas de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento das Cidades (SDC) para tratar sobre assuntos pertinentes ao município. O encontro aconteceu em Macapá.

Nessa primeira reunião, a SDC buscou responder a solicitação da Prefeitura Municipal de Calçoene (PMC) e já tratar do Levantamento primário do Plano de Ação para execução do Projeto de Remediação da área da lixeira do Município de Calçoene.
Na oportunidade, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento das Cidades apresentaram o Cronograma do Plano de Ação, o pré projeto.
Além disso, os técnicos da PMC construirão em conjunto com o órgão o Projeto de Sistemas de Proteção Ambiental e de Infraestrutura que será composto por: estudo de topografia e caracterização geotécnica; análises das águas superficiais e subterrâneas; impermeabilização das bases e laterais das valas, para recebimento dos Resíduos sólidos; cobertura final das valas no final do dia; coleta e drenagem de lixiviado; drenagem superficial; tratamento de lixiviados; monitoramento ambiental; arruamento; iluminação da área; implantação de sistema de abastecimento de água e paisagismo.
Esse Projeto busca requalificar ambientalmente a área do lixão a céu aberto do Município de Calçoene e pré-selecionar novas áreas para instalação futura de aterro controlado ou sanitário de pequeno porte.
O tempo estimado para a construção do Projeto é de 4 meses, a partir da entrega dos estudos geotécnicos e topográficos.
Dando continuidade ao trabalho, ficou agendado para o próximo dia 18 a visita dos técnicos da SDC e levantamento In loco da área de intervenção.

#prefeituradecalçoene
#mudarparatransformar