sexta, 10 de janeiro de 2020 - 07:50h
Corredor de Calçoene participa Corrida de São Silvestre e dá novos passos na carreira
Corrida de São Silvestre em São Paulo

O ano de 2020 começou com ares de mudança para o corredor Gildevan Nunes de Abreu. Após participar da Corrida de São Silvestre em São Paulo, no fim de 2019, o estudante de Pedagogia da UEAP agora se prepara para dar novos passos na carreira. Diante da dificuldade financeira para manter os treinos combinados com os estudos, a Prefeitura de Calçoene oferecerá a Gildevan uma oportunidade de trabalho neste ano.

Ele desenvolveu o gosto pelas corridas aos 15 anos, a partir da influência de um irmão, que já participava de corridas de rua em Calçoene e regiões próximas. Os dois vendiam lanches para ajudar no sustento da família. Em uma oportunidade, os irmãos foram vender os lanches em um evento de verão que teria uma premiação no valor de R$ 150,00. Gildevan então emprestou um tênis de amigos e participou da corrida. Foi a primeira vez que ele subiu ao pódio em primeiro lugar.

A fama de corredor espalhou-se na cidade e entre os amigos. Gildevan logo ganhou o apelido de "Pé Furado", por causa da velocidade das passadas.

“Eu me dei conta de que já estava correndo na modalidade profissional quando participei da Corrida Internacional de Oiapoque, realizada em 2007. Fiquei em segundo lugar geral na competição”, relembra ele.

Ele conta que gosta de treinar em Calçoene por que a maioria dos terrenos é plana. Entretanto, ele afirma que se tivesse um acompanhamento de um preparador físico e de um nutricionista para prepará-lo melhor, ele conseguiria participar de Corridas em categorias mais elevadas.

O empenho do atleta foi percebido pelo Prefeito de Calçoene, Júlio César Buscarons, que resolveu ajudá-lo, inscrevendo-o na 95º Corrida Nacional de São Silvestre, realizada em dezembro passado.

"O Esporte é uma área em que surgem muitos talentos em nosso município. Além do Gildevan, também temos a corredora Cristina Feitosa que em 2019 foi campeã em cinco competições. E no futebol, o time de Calçoene também foi venceu o Campeonato Intermunicipal contra o time de Amapá", comemorou o Prefeito.

Na capital paulista, Gildevan percorreu 15 km e concluiu a prova em 1h06, pontuando em 394º lugar entre aproximadamente 33 mil competidores.

Resultados

No último sábado (4), o corredor de 34 anos também garantiu a primeira colocação na Corrida Night Rum JM, na categoria Masculino na faixa etária de 30 a 39 anos. Ele se prepara agora para viajar a Florianópolis, onde no mês de março participará de outra competição nacional.