terça, 30 de julho de 2019 - 22:15h
Prefeitura de Calçoene promove Workshop de Comunicação para gestores do município
WORKSHOP

Aprimorar processos de comunicação. Essa foi a missão de secretários e coordenadores da Prefeitura de Calçoene durante esta terça-feira, 31. Por meio da Coordenadoria de Comunicação, eles conheceram as estratégias, os fluxos de informação e foram convidados a refletirem sobre boas práticas a serem aplicadas na gestão do Prefeito Júlio Sete Ilhas.

O planejamento para o Workshop de Comunicação surgiu após a equipe de comunicação identificar que os gestores não estavam comunicando e disseminando adequadamente as informações sobre a gestão.

Durante o treinamento com a equipe de governo foi apresentado o conteúdo estratégico da gestão, baseado em campanhas educativas, propagandas sobre ecoturismo e divulgação de agenda positiva. “Estamos educando as pessoas para entender e saber como lidar com os fluxos de informações. Este entendimento é fundamental para que possamos alcançar bons resultados no desenvolvimento do nosso trabalho”, destacou a coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Calçoene, Patrícia Costa.

Foram mostrados estudos de caso com prints de postagens em grupos de whatsapp, divulgação de conteúdo institucional em contas pessoais do Facebook e ainda, a estruturação de um fluxograma para referenciar as demandas e pedidos para a Coordenadoria de Comunicação.

Transição Municipal

Em março deste ano, a gestão municipal passou por uma mudança. O ex-prefeito foi afastado por denúncias de improbidade administrativa e então presidente da Câmara, Júlio Sete Ilhas assumiu na condição de prefeito interino. A partir desta transição a cidade viveu um clima de muita instabilidade, que foi corroborada pela renovação da equipe de governo, dúvidas dos servidores sobre a permanência no prefeito interino, suspensão temporária no pagamento de fornecedores, e ainda a disseminação de notícias falsas (fakenews) especulando a volta do ex-prefeito.

Nesta passagem de uma gestão para outra, o prefeito Júlio Sete Ilhas considerou uma visão diferente para perpassar todas as áreas da gestão municipal. Logo nos primeiros dias, ele convidou técnicos das áreas de comunicação, tecnologia e desenvolvimento regional para visitarem Calçoene e partilhar deste olhar ampliado sobre todos os segmentos do município. “O meu papel aqui é estruturar o trabalho de vocês. Sem domínio técnico nós não conseguiríamos avançar muito. Neste momento, somos os protagonistas daquilo que queremos ser”, disse o prefeito.

Atualmente, a Prefeitura de Calçoene utiliza-se de mídias próprias (Facebook, Instagram, Whatsapp, Youtube), mídias espontâneas (rádios comunitárias, envio de matérias, releases, influenciadores, follow up) e mídias pagas (materiais gráficos, spots, vídeos institucionais, impulsionamento nas redes sociais) para visibilizar o trabalho da gestão.