quinta, 18 de julho de 2019 - 14:43h
Calçoene assina convênio para garantir novo Parque de Iluminação Pública para a cidade
Iluminação Pública
Por: Assessoria de Comunicação Municipal

“Calçoene sairá do escuro com o novo parque de iluminação pública”. A afirmação é do prefeito Júlio Sete Ilhas, durante a assinatura do Convênio estabelecido nesta quinta-feira, 18 com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento das Cidades (SDC). O acordo celebrado entre a prefeitura e o governo estadual foi acompanhado pelo secretário da SDR, Antonio Teles Junior e o representante municipal de Calçoene em Macapá, Wellington de Souza Góes.


Atualmente, a área urbana de Calçoene possui o total de 549 luminárias públicas, mas apenas 71 estão em funcionamento. A partir deste Convênio, a rede de abastecimento passará a operar com mais 433 postes recuperados e outros 45 novos pontos de iluminação que serão criados posteriormente. O acordo prevê o repasse de pelo menos R$ 415.977,06 que serão disponibilizados ao município em quatro parcelas


A condição para a liberação da primeira parcela do Convênio, no valor de R$ 119.866,44 mil é a realização de de processo licitatório formatado pelo município. Caberá ainda ao município, dispor de equipe técnica para atuar na formalização, acompanhamento e na prestação de contas do Convênio com a Secretaria.


Com o novo Parque de Iluminação, o município oferecerá um ambiente de maior segurança e mobilidade noturna para a população. A coordenadora do Programa de Desenvolvimento Urbano, Elaine Mascarenhas acredita que o acordo irá reparar a rede de iluminação pública que durante muito tempo ficou precarizada e sem benfeitorias. O estudo que orientou a elaboração do Convênio apontou a área urbana como sendo a maior prejudicada pela deterioração de postes e luminárias públicas.


A coordenadora sugeriu que após a liberação da primeira parcela, o município utilize estes novos equipamentos públicos para beneficiar outras áreas da cidade que não estariam contempladas no estudo técnico também, como as zonas rurais e os distritos.


Ainda durante a reunião, outro assunto mereceu destaque. O prefeito Júlio Sete Ilhas apontou os serviços de reparação de aproximadamente 130 postes em toda a cidade realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SENFRA).
Além de Calçoene, outros cinco município já firmaram acordo para a melhoria do sistema de iluminação pública nas cidades: Pracúuba, Amapá, Tartarugalzinho, Porto Grande e Ferreira Gomes.

IMAGENS RELACIONADAS
  • 002
  • 004
  • 004
  • 006
  • 008
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

Prefeitura de Calçoene
Teodoro Antônio Leal nº.264 - Centro CEP. 68.960.000 - -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá