segunda, 08 de abril de 2019 - 11:45h
Reunião SINGTUR
Por:

O Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Calçoene, Thiago Cavalcante, reuniu no dia 7 de abril com Marcelo de Sá Gomes, membro do SINGTUR, Guia de Turismo e Coordenador de Turismo e meio ambiente da Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular.
Na Reunião foram tratados os seguintes itens:

1 - Roteiro Turístico Sunanã;
2 - Salão de Turismo na Guiana Francesa ;
3 - Sugerir a união da PMC, IEPA, IPHAN, IEPA, SETUR, SINGTUR, SECULT, ABBTUR, CEPAP-UNIFAP, Museu da Arqueologia e Etnologia do Amapá, Associação dos Municípios, Comissão de Turismo da ALAP, etc., para que juntos solicitem junto a bancada federal do Amapá recursos para o Projeto de Infraestrutura e Gestão do Sitio Arqueológico do Solstício, projeto esse que se encontra no IPHAN e que não saiu do papel por falta de recursos.
4 - Solicitar ao IEPA e IPHAN a Inclusão da PMC na Gestão compartilhada do Sítio Arqueológico Solstício.
5 - Reunir o Sindicato de Guias de Turismo do Amapá e os empresários de meio de hospedagem de Calçoene com o objetivo de criar parceria.
6 - Capacitação para proprietários e/ou responsáveis de meios de hospedagens e restaurantes.
7 - Buscar informações sobre o CAT - Centro de Atendimento ao Turista em Calçoene.
8 - Verificar a possibilidade de um Curso para Técnico em Guia de Turismo em Calçoene por meio do CEPAJOB.
Com a liberação da Ponte Binacional em Oiapoque, se faz necessário criar mecanismos para que os Turistas da Guiana Francesa tenham motivação para visitar Calçoene, a Infraestrutura no Sitio Arqueológico transformará um atrativo em produto Turístico, atrairá visitantes, fomentará o Turismo, gerará emprego e renda e valorizará o Município de Calçoene, em especial o Cunani, que tem uma importância enorme na história do Amapá e do Brasil. Comentou Thiago Cavalcante.

Prefeitura Municipal de Calçoene

Assessoria M . de Comunicação.