terça, 13 de agosto de 2019 - 23:33h
Volta às Aulas em Calçoene traz folclore do Cunani em livro e oficina de contação de histórias
No mês do Folclore, Joca Monteiro traz a Calçoene a lenda contada por moradores da comunidade do Cunani

Alunos das turmas de 1º ao 5º das escolas de Calçoene viveram uma Volta às Aulas diferente nesta terça-feira (13). Cantigas de roda, brincadeiras e oficinas de contação de histórias foram algumas das atividades propostas pelo arte-educador Joca Monteiro, da companhia de teatro Eureka, de Macapá. Ele ainda apresentou aos alunos, o resultado de uma coletânea literária coletada ao longo de 5 anos, que reúne histórias contadas pelo folclore de oito municípios do estado, entre eles Calçoene.

As visitas às escolas foram planejadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMDUC) e a Coordenadoria Municipal de Cultura (COMCULT), e levaram alunos, professores e o corpo técnico das escolas a interagir com as atividades lúdicas apresentadas pelo arte-educador. “É muito gratificante quando as crianças se envolvem com as histórias e participam das contações, por que o trabalho se amplia e eu percebo o quanto eles demonstram confiança e alegria nessas interações”, descreveu Joca Monteiro.

Pelo menos 120 crianças e adolescentes foram visitados durante o retorno às aulas com a Oficina de Contação de Histórias.

Biblioteca Municipal

Na terça à noite, os alunos e seus responsáveis também foram convidados para o lançamento da coleção “Histórias do Amapá”, que reúne oito volumes escritos e ilustrados por Joca Monteiro. A programação contou ainda com a apresentação de grupos folclóricos como a Zimba do Cunani, e grupos de leitura que se espalharam por toda a Biblioteca Municipal. O prefeito de Calçoene, Júlio Sete Ilhas descreveu como a gestão têm empreendido esforços para melhorar as condições do atendimento a educação no município e reforçou o interesse em criar mais espaços de leitura.
“Durante o mês de férias, algumas escolas precisaram sofrer reparos como serviços de pintura, roçagem e capina. Atentamos também para a brevidade na entrega dos pedidos da merenda escolar. E garantimos a participação de quase 52 professores em uma capacitação que ocorreu em Macapá, uma semana antes do reinício das aulas. Neste segundo semestre vamos criar mais espaços para leitura e ampliar os acervos de livros em todo o município”, ressaltou o prefeito.

Arte-Educação

Joca Monteiro é ator por formação e também é professor. Há pelo menos cinco anos, deixou as salas de aula para dedicar-se a um novo ofício, o de escritor. E conheceu as principais histórias e lendas contadas por moradores dos municípios do Amapá. Em Calçoene, ele visitou a comunidade do Cunani e teve contato com a história do menino da “Calça Molhada”. Um garoto peralta que viveu na comunidade e era conhecido por ser travesso com as galinhas dos quintais da vizinhança.

Certo dia, ele foi orientado a não mexer com as galinhas de uma vizinha e desobedeceu seus pais. Hoje em dia, a história do menino é reproduzida pelos moradores para coibir as peraltices das crianças com os animais da região. Uma narrativa popular recheada de elementos míticos que aliam imaginação, fantasia e características regionais.