sexta, 12 de julho de 2019 - 17:28h
Calçoene recebe Caminhão para auxiliar no transporte de alimentos de produtores rurais
Agricultura

Aproximadamente 23 veículos com capacidade de transporte para até dezesseis toneladas foram entregues nesta sexta (12), a prefeitos e gestores de todos os municípios do Amapá. O caminhão foi adquirido por meio de um convênio federal com o governo do Estado. O Prefeito de Calçoene, Júlio Sete Ilhas participou da solenidade, que contou ainda com a presença dos senadores Davi Alcolumbre, Randolfe Rodrigues, Lucas Barreto e de autoridades do legislativo municipal e estadual.

Com a aquisição deste veículo, Calçoene amplia e melhora a estrutura do setor produtivo, que já conta com políticas públicas voltadas a promoção do cultivo e da comercialização de insumos agrícolas. O investimento total da aquisição dos caminhões para o Estado atinge cerca de R$ 4.029.921,84 segundo informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Para o prefeito de Calçoene, Júlio Sete Ilhas destaca os benefícios com o suporte deste veículo. “Calçoene entra na rota produção de alimentos da agricultura familiar, pois o veículo conseguirá atender a um número maior de famílias e oferecer mais agilidade no escoamento da produção”, disse o prefeito.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Rosenil dos Santos Gomes, o caminhão não atenderá só aos trabalhadores da zona rural mas também os assentamentos próximos ao município. “A estimativa é que pelo menos 80 famílias sejam beneficiadas com o transporte da produção agrícola”, afirmou o secretário.

Investimentos

As melhorias desta cadeia econômica já começam a ser percebidas desde a reestruturação dos ramais para o escoamento de produtos, a aquisição de novos equipamentos para a Feira Municipal, até a ampliação dos postos de trabalho e a comercialização de alimentos mais saudáveis para a mesa dos cidadãos de Calçoene.

O secretário Rosenil adianta ainda que todas as localidades do município deverão ser atendidas a partir do mês de setembro, em um cronograma de trabalho que já foi estruturado pela Secretaria. Estas ações consistem em oferecer aos trabalhadores rurais condições mais adequadas para aplicar e investir no aprimoramento das atividades de produção.